Agora, a diversão é recomendada para todas as idades, pois as cachoeiras do Gorrote e da Porteira são de fácil acesso e excelentes para o banho. A cachoeira do Garrote é composta por duas quedas d’água: Garrote Alta e Garrote Baixa. É possível alcançar as cachoeiras sem muito esforço. O nome “Cachoeira do Garrote” foi atribuído pelos antigos moradores da região, que afirmam que um garrote (novilho bovino) teria morrido às margens do rio.
Já a Cachoeira da Porteira, um pouco mais alta que as anteriores, apresenta uma belíssima queda d’água que forma uma piscina natural.
Como todas as outras cachoeiras da Pedra Caída, as cachoeiras do Garrote e da Porteira possuem uma temperatura média de 22 graus, sendo ideal para desfrutar de um refrescante banho de cachoeira.
O passeio até as cachoeiras é realizado em veículos traçados, percorrendo cerca de 6 km da sede até as quedas d’água. O desembarque na Cachoeira do Garrote é praticamente dentro da cachoeira, exigindo apenas alguns passos do visitante para chegar até ela. O acesso é muito fácil, sendo indicado inclusive para idosos. Na Cachoeira da Porteira, o desembarque também é feito no topo da queda d’água, sendo necessário descer um pequeno lance de escadas íngremes, mas de fácil acesso.
Nesse roteiro, o aventureiro terá ainda algumas surpresas incríveis. Durante o trajeto, é possível conhecer quatro poços que formam verdadeiras piscinas naturais: Poço das Estrelas, Poço da Juventude, Poço Merim e Poço Sorinzal. Destaco o Poço Sorinzal, com seu efeito efervescente (daí o nome “Sorinzal”), proporcionando uma verdadeira hidromassagem natural.